quinta-feira, 30 de maio de 2013

Barbalha-CE: Estado vai comprar usina de açúcar após a aprovação ontem da Assembléia


Usina Manoel Costa Filho será reativada (Foto: Agência Miséria)
A Assembléia Legislativa aprovou nesta quarta-feira quatro mensagens do Poder Executivo e uma delas autoriza a aquisição da Usina Manoel Costa Filho de Barbalha. A informação foi prestada pelo deputado estadual Vasques Landim (PR) acrescentando que a matéria trata ainda de outras medidas necessárias à reativação da usina para a produção de etanol e açúcar. A proposta foi bastante debatida na Casa e sua aprovação ocorreu 13 dias após Vasques fazer um pronunciamento da tribuna da Assembléia sobre o setor canavieiro. O deputado Heitor Férrer (PDT) classificou a usina de "ferro velho".

Para Vasques, o projeto representa uma esperança para o povo da região em virtude das muitas reivindicações dos caririenses que cobravam a retomada da economia com o cultivo de cana de açúcar do Cariri. No dia 16 de maio, Vasques afirmou que o segmento produtivo do Cariri passa por uma "angústia" e tem sido esquecido pelo Poder Público. De acordo com ele, a cana-de-açúcar, que outrora foi o maior mercado de desenvolvimento da região, devido ao seu cultivo e produção de rapadura, hoje passa por dificuldades, principalmente em virtude da falta de investimentos oficiais.

Com a autorização dada pela Assembléia para o estado comprar a usina, o parlamentar caririense diz acreditar na revitalização do setor. Ele lembrou em seu pronunciamento que os engenhos de rapadura do Cariri vivem dificuldades há anos observando que o cultivo da cana é a terceira atividade mais produtiva do País, participando de 4% do PIB brasileiro e que isso também pode ocorrer no Ceará a partir do Cariri.

A mensagem do Governo do Estado teve o voto contrário do deputado Heitor Férrer. Ele salientou que a propositura é uma insanidade. “É querer se aproveitar mal do dinheiro público, a preocupação do Governo deveria ser em saúde e segurança pública. O governador vai queimar dinheiro do povo com um ferro velho”, criticou. Já o deputado Ely Aguiar (PSDC) destacou que a usina, hoje, “é uma massa falida”. “Ali não funciona nada, é um ferro velho, mas não posso votar contra a matéria porque é uma esperança para o povo da região”, disse.

3 comentários:

  1. Que absurdo..., o estado comprando uma massa falida e uma porção de ferro velho

    ResponderExcluir
  2. Será que o excelentissimo deputado, senhor Heitor Férrer (PDT) prefere que o dinheiro publico seja investido em eventos musicais?

    Indiferente de ser ou nao da velha usinaser ou não uma massa falida, é um investimento que dará, a longo prazo, muito retorno em desenvolvimento humano à região do cariri cearense.

    Chegou a hora do povo, e principalmente as autoridades politicas abirem suas bocas e apoiarem o desenvolvimento humano da região, e este investimento espero eu, como cidadão caririense, seja apenas o inicio!

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, concordo na aquisição deste material pelo Estado, pois assim poderá revitalizar o setor, a produção de etanol, e a geração de emprego e renda na região do cariri. Em segundo lugar, irá ser bom para os mais de 200 trabalhadores que aguardam a indenização trabalhista a que tem direito !

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página