quarta-feira, 8 de maio de 2013

Major da Polícia Militar de Brejo Santo é afastado do cargo nesta terça-feira O major Giovani Sobreira Gomes é acusado de liderar uma quadrilha composta por policiais miliares

Atualizada às 15h21min
Foi afastado do cargo, nesta terça-feira, 7, um major da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar de Brejo Santo. O major Giovani Sobreira Gomes é acusado de liderar uma quadrilha composta por policiais miliares. A medida da Justiça Cearense foi cumprida pela Controladoria Geral da Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará, em diligência acompanhada pelas 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Brejo Santo.
Segundo os promotores de Justiça Franke Soares e Márcia Pereira, há mais de um ano, o Ministério Público do Ceará (MP-CE) vem recebendo denúncias que demonstram a existência, dentro da Polícia Militar em Brejo Santo, da quadrilha.
O grupo, segundo o MP-CE, é responsável pela prática de vários crimes, como ameaças, constrangimentos ilegais, falsos testemunhos, abusos de autoridade, violações de domicílios, violência arbitrária, denunciação caluniosa, torturas e corrupção.

Parte das denúncias chegaram ao conhecimento do MP estadual por intermédio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Ministério Público Federal. Algumas vítimas ou pessoas da comunidade que presenciaram alguns dos crimes também entrarem em contato com órgão. De acordo com o MP-CE, em pelo menos um dos casos, as lesões sofridas em decorrência da tortura foram fotografadas e filmadas, além de confirmadas por perícia médico-legal.
O POVO Online tentou contato com o relações-públicas da PM do Ceará, tentente-coronel Fernando Albano, mas foi informado pela assessoria que ele deve se pronunciar sobre o caso apenas na manhã da quarta-feira, 8.

Mandados de prisão
O MP-CE havia requerido a prisão preventiva do major Sobreira, além da prisão temporária e o afastamento de outros policias. Entretanto, neste primeiro momento, foi deferido pela Justiça o afastamento do major Sobreira e medidas cautelares alternativas à prisão, como: proibição de se fazer presente à sede da Companhia do 2º BPM em Brejo Santo; recolhimento domiciliar diários no período noturno, a partir das 18h; não se aproximar, nem manter contato pessoal ou por qualquer meio de comunicação com as vítimas e seus familiares, devendo deles manter distância mínima de 100 metros; não manter contato pessoal ou por qualquer meio de comunicação com os demais policiais então identificados.

O mandado do afastamento e das medidas cautelares quanto ao major Sobreira foi cumprido na manhã desta terça-feira, 7, em Fortaleza, por uma das equipes da Controladoria Geral da Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará.

Além dos procedimentos no Ministério Público, o levantamento inicialmente feito constatou a existência de, pelo menos, 11 inquéritos policiais referentes a fatos semelhantes na Delegacia de Polícia Civil de Brejo Santo, além de investigações e até denúncia em outros municípios. Com relação às investigações conduzidas pelo Ministério Público em Brejo Santo, estas se encontram em sua fase final, faltando, em alguns casos, apenas a inquirição dos policiais.
Redação O POVO Online

2 comentários:

  1. O major Sobreira esta sendo vitima de bandidos perigosos que ele prendeu acusados de trafico de drogas,assaltos, pistolagem ,receptação e varios outros crimes.
    Rapaz onde vamos parar !!!!! pois a justiça deichar de ser pela lei pra ser por bandidos.
    O major tem serviço prestado em toda região, diminuindo a criminalidade e trazendo de volta a paz.
    estas denuncias todos sabem de quem vem pois o major botou fora de circulação bandidos como antonio martins , luiz antonho e varios outro. isso citando só os piores em maurití tirou varios traficantes de drogas das ruas, em milagres, abaira,porteiras,jati,penaforte em fim em toda região.
    Ai vai ser por isso que ele agora é bandido? por ter defendido a sociedade!!!!?????????? sinceramente acho que vou morar em outro pais.....

    ResponderExcluir
  2. E lamentavel isto acontecer., pois o unico comandate que não teve medo de bandidos na região foi o major sobreira. e agora quem vai comandar no lugar dele é osbandidos?

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página