segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Mauriti-CE: Candidato da oposição renuncia por problemas de saúde


O candidato do PRB, Expedito de Oliveira Leite (Maninho), enviou na última quarta-feira (01), documento a Justiça Eleitoral renunciando a candidatura de prefeito para as eleições de outubro. Junto com Maninho, houve ainda a renuncia do candidato a vice-prefeito Márcio Martins Sampaio (PSDB).

Segundo informações, a desistência de Maninho foi motivada por problemas de saúde.

O ex-candidato está em Fortaleza hospitalizado para fazer tratamento. Marcio Martins, após a renúncia, registrou a sua candidatura a prefeito, tendo como companheiro de chapa e candidato a vice, Adailton Leite.

Ambos os candidatos já foram prefeitos, sendo que Márcio Martins já exerceu o cargo por duas vezes e foi derrotado na última eleição pelo atual prefeito Isaac Júnior (PT).

E pode piorar
A oposição em Mauriti está realmente em maus lençóis. Perdeu seu principal nome, se é que pode se chamar assim, quem apoiou a atual administração por sete anos e meio; ou seja, quase toda a administração de Isaac Júnior. Mesmo assim, era considerado o único nome capaz de derrotar o candidato do atual prefeito, o vereador e ex-presidente da Câmara, Evanildo Simão.

Agora, Márcio terá de tirar um grande coelho da cartola para reverter a situação política, diga-se de passagem bem difícil; além de se articular para manter a liminar que segura sua candidatura indeferida por improbidade quando foi prefeito. Baseada em relatórios do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a justiça eleitoral de Mauriti já a julgou impugnada. É a aquela velha máxima: “nada está tão ruim, que não possa piorar”.

Na verdade, fica clara a intenção do grupo de oposição em usar a figura do Maninho para ter chances na disputa. O também, ex-prefeito, já estava doente e neste mês inicial, sequer, apareceu nas atividades da campanha. Maninho foi prefeito em 1976 e sempre esteve ligado ao Coronel Adauto Bezerra, quem teria recomendado a sua renuncia para cuidar da saúde.

Outro fator interessante na eleição de Mauriti é que o PSB local está com Márcio, mas a maior liderança do partido, naquela parte do Cariri, deputado Wellington Landim, está com o candidato do PT. Ele foi a inauguração do Comitê de Evanildo no distrito da Palestina e declarou apoio ao petista. Além do mais, segundo o deputado federal José Guimarães e o deputado estadual e secretário das Cidades, Camilo Santana, ambos do PT, o governador Cid Gomes, também já fechou apoio a Evanildo.

Como se não bastasse, os problemas políticos e com a justiça, o candidato Márcio tem a frente outro problema, o financeiro. Ele terá que substituir todo o material de campanha que está nas ruas. Terá que substituir o 10 pelo 45. E o PT, já entrou, inclusive, com representação pedindo que a troca seja rápida.

Mas, certo mesmo de toda essa situação é que não haverá qualquer surpresa se o eleitor de Mauriti chegar às urnas em outubro próximo com apenas uma opção de voto. Vamos ver o virá pela frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página