sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Transposição: Ministro da Integração autoriza em Brejo Santo início das obras do lote 5


Deputado Welignton Landim, Prefeito Guilherme Landim (Brejo Santo), Deputado Federal Antônio Balmann e o Advogado Ubiratan Teixeira, em Brasília, cobrando do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, agilidade na excução do projeto (Foto: Divulgação)
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em solenidade marcada para as 14 horas, na Câmara Municipal de Brejo Santo, vai dar a ordem de serviço das obras do lote 5 do projeto de transposição de águas do Rio São Francisco. Ao lado dele vão estar o deputado Welington Landim e o prefeito Guilherme Landim, dentre outras autoridades.

O projeto de transposição de águas do Rio São Francisco é um sonho de 192 anos do povo nordestino, mas que tomou corpo e movimentação política a partir de 1995 quando o deputado Welington Landim assumiu seu primeiro mandato como parlamentar estadual. Na oportunidade, Welington fez um movimento regional, chegando a colher um milhão de assinaturas pedindo a execução da obra.

O documento foi entregue ao então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, que não teve iniciativa de executá-lo. Com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, o projeto começou a andar, tendo continuidade no Governo Dilma. Porém, houve entraves judiciais e burocráticos, o que atrasou a obra.

Agora, o Governo Federal agiliza o projeto por ordem expressa da presidenta Dilma Roussef, a começar pelo lote 5, único que ainda não saiu do papel, apesar das insistentes audiências comandadas pelo deputado Welington Landim junto ao Ministério da Integração Nacional.

Antes de chegar a Brejo Santo para dar ordem de serviço do lote 5, o ministro Fernando Bezerra visita às obras lote que se desenvolve em Mauriti. Depois de passar por Brejo Santo, a comitiva vai autorizar ordem de serviços em Juazeiro do Norte para em seguida se deslocar para Petrolina – PE.

Além do ministro Fernando Bezerra, fazem parte da comitiva o deputado Welington Landim, prefeito Guilherme Landim; ministro dos Portos, Leônidas Cristino; secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério, Francisco Teixeira; diretor de Projetos estratégicos, Robson Botelho; secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Cesar Pinheiro; além de lideranças políticas, empresariais e comunitárias da região do Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página