terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Surto de catapora em Ipú assusta moradores; duas crianças já morreram




A Secretaria de Saúde do município de Ipu já confirmou somente este ano 80 casos de catapora, com duas mortes. Foram vítimas fatais da doença Maria Eduarda Alves Linhares, de 11 anos e Ryan Peres, de cinco anos. As duas crianças ainda chegaram a ser socorridas para hospitais da região, mas não resistiram.
Ryan Peres  - Foto: Ipu Notícias
De acordo com a secretária de saúde do município, Efigênia Mororó, a situação já foi informada para o Governo do Estado e a população está sendo orientada a como agir para prevenir a doença. O município espera uma comissão do Governo que deve levar vacinas para quem entrou em contato com pessoas com catapora, crianças e gestantes.
Ela informa ainda que um estudo está sendo realizado para saber quantas pessoas contraíram a doença na cidade. "Os casos ainda estão sendo notificados, mas ainda pode ser mais", relata.

Saiba mais sobre a catapora
A varicela é conhecida no Brasil como catapora. A doença é infecciosa aguda, comum na infância, altamente transmissível e causada pelo vírus varicela-zóster, também conhecido como HHV3 (human herpes virus 3).
A catapora é geralmente inofensiva, exceto em doentes com imunodeficiência, grávidas ou em recém nascidos, em que pode causar infecções do cérebro ou do pulmão potencialmente mortais.
A doença entra no corpo pela faringe ou pela conjuntiva do olho. Se multiplica pelo sangue, até a pele. O período de incubação até o surgimento das pústulas é de cerca de 12 dias.
Sintomas
Os sintomas iniciais são febre, temperaturas de até 40,6oC, cansaço, perda de apetite, cefaleia, erupção cutânea: começa no tronco da criança, espalhando-se rapidamente para o rosto, braços e pernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página