segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Um pedaço do Ceará em Brasília




Dizem quem cearense é igual formiga, está por toda parte. Pois no Distrito Federal, a 35 quilômetros de Brasília, nós encontramos uma cidade que é pedacinho do Ceará no Centro Oeste brasileiro.
Ceilândia é a segunda maior cidade nordestina fora do Nordeste. Só perde para São Paulo. A referência na região está por todos os lados. Visitar a feira de Ceilândia, por exemplo, é passear pelos costumes e pela gastronomia nordestina.
Mesmo em uma feira tão diversificada e com pessoas de todos os lugares do Nordeste não é difícil identificar quem são os cearenses. A paixão pelo estado está no nome dos estabelecimentos e no bom humor dos comerciantes. Se dentro da feira a maioria é nordestino, fora dela, nesse simples joguinho de dominó, nós encontramos quatro cearenses, um deles é o seu Luiz Alves. “O senhor é cerense de Ipueiras?” E ele responde: “sim, sou de Ipueiras. A Ceilândia é onde se acumula mais cearense porque é o coração de Brasília”, afirmou.
No mesmo local conhecemos o seu Marques, cearense de Morada Nova e presidente da Associação dos Forrozeiros do Distrito Federal, uma entidade que trabalha pela divulgação e preservação do legítimo forró pé de serra, uma maneira de matar a saudade de casa.
Seu Marques promove apresentações nas feiras e em várias cidades do Distrito Federal, deixando tudo ainda mais parecido com o Ceará.
Fonte: TV Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página