sábado, 10 de dezembro de 2011

Petrolina no Livro dos Recordes: campeã em creches.



Petrolina vai entrar, em breve, para o Guines Book como a cidade campeã em creches. Com o programa Nova Semente, o prefeito Júlio Lossio (PMDB) virou referência nacional pela ampla repercussão social. Há três dias, ele entregou a 50ª creche à população pobre da cidade, beneficiando bairros periféricos e contemplando milhares de mães solteiras ou não que resolveram um problemão no dia-a-dia: não ter com quem deixar p filho enquanto trabalha.

Cada unidade da Nova Semente tem um custo mensal de R$ 20 mil, R$ 200 mil ao ano. Numa parceria com uma instituição não-governamental, Lossio instala as creches em casas antes abandonadas ou sem-serventia. Nas 50 unidades instaladas até hoje estão sendo atendidas cerca de três mil crianças.

Os servidores e as refeições da garotada – cinco ao longo do dia – ficam na conta da Prefeitura. Até o final da sua gestão, ele quer fechar a meta de 100 creches, chegando, assim, a todos os recantos da cidade.

Além das creches, carro-chefe da gestão municipal, Lossio investe fortemente na saúde, abrindo centros bem equipados que congregam até três ou quatro PSFs – Programa de Saúde da Família. Trata-se da AME – Atendimento Multiprofissional Especializado, que mais parecem uma UPA.

Já entregou três. Em breve, concluirá mais dois e até o final do seu mandato deixará em funcionamento 15 desses centros de atendimento emergencial e de primeiros socorros, além de clínica.

Localizada a 730 km do Recife, Petrolina possui a 6ª maior economia do Estado, representando 3,37% da riqueza pernambucana. Em 2008 seu PIB ultrapassou o de Caruaru, saindo da 7ª para a 6ª posição no ranking estadual. Considerando-se apenas o interior de Pernambuco, Petrolina tem o maior PIB, já que Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Recife, as cinco maiores economias do Estado, estão compreendidas na Região Metropolitana de Recife [9].

A cidade vem obtendo um forte crescimento econômico e de contingente populacional. Segundo o IBGE, a cidade atingiu 294.081 habitantes em 2010 e registrou um crescimento real de 34,56% no período de 2000 a 2010, sendo, tanto pela economia quanto pela população, a principal cidade da RIDE São Francisco.

A revista Veja apontou Petrolina como uma das 20 cidades brasileiras do futuro na edição do dia 28 de Agosto de 2010. Com o melhor índice de saneamento básico do Nordeste, Petrolina conta com 95% de coleta de esgoto e 100% de tratamento do que é coletado.

Petrolina foi reconhecida como a maior rede hoteleira da região turística do sertão do São Francisco e do Pajeú, contando com 2.115 leitos, distribuídos em 24 hotéis; diversos restaurantes, bares, centros comerciais, hospitais, Universidades e cursos de Turismo em níveis técnico e superior, segundo um estudo de competitividade, realizado pelo Ministério do Turismo, Fundação Getúlio Vargas e o Sebrae Nacional.

Falei na Escola Municipal José Joaquim, no bairro José Maria, uma das 60 unidades de ensino municipal que ganharam, nos últimos anos, laboratórios de informática com acesso à internet.

Ali, ouvi um relato da secretária de Educação, Célia Regina, sobre os investimentos do município na instalação de centros de inclusão digital e avançando para abertura de bibliotecas digitais nas principais escolas. A garotada foi mobilizada através da diretora da escola e da secretária de Comunicação, Manuela Teixeira.

HISTÓRIA - Até a primeira metade do século XIX, o local onde hoje fica a cidade de Petrolina era apenas o ponto por onde viajantes nordestinos faziam a travessia do Rio São Francisco para chegar a cidade baiana de Juazeiro. Por isso, o local era denominado Passagem do Juazeiro.

Em 1858, o capuchinho Frei Henrique iniciou ali a construção de uma igreja dedicada à Santa Maria Rainha dos Anjos, concluída dois anos depois. Foi em torno dessa igreja que o povoado cresceu, sendo elevado à categoria de Freguesia através da Lei n.º 530, de 7 de junho de 1862.

A 07 de julho de 1862, a lei provincial nº 530 criou a Vila de Petrolina e para lá transferiu a sede do município de Boa Vista (hoje Santa Maria da Boa Vista).A vila foi legalmente extinta a 13 de maio de 1864 (lei provincial nº 601) e restaurada a 18 de maio de 1870. Petrolina teve o predicamento de cidade a 03 de julho de 1895, através da lei estadual nº 130.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página