sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Porto do Pecém (CE) lidera no Brasil exportação de frutas, diz Cearáportos

O porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza, teve participação de 45% na movimentação de frutas entre todos os portos brasileiros, de janeiro a novembro de 2011, segundo a Cearáportos. Por lá, passaram 246 mil toneladas de frutas, o que representou uma elevação de 12% em relação ao mesmo período de 2010, o que mantém o porto do Ceará na liderança nacional das exportações de frutas.

Conforme dados da Secretaria do Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Secex), seguem o porto do Pecém, os portos de Santos (SP), com 14% de participação; Salvador (BA), com 12%; Parnamirim (RN), com 10%, e Porto do Mucuripe (CE), com 8%.

De acordo com a Cearáportos, as frutas exportadas têm origem no Ceará e estados vizinhos do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia. Os principais destinos são Holanda (35%), Grã Betanha (25%), Estados Unidos (15%), Alemanha (13%) e Espanha (6%). As frutas que lideram as movimentações de janeiro a novembro deste ano ano foram foram melões, com 103 mil toneladas, melancias (19 mil toneladas), manga (49 mil toneladas), uvas (39 mil toneladas), bananas (36 mil toneladas) e castanha de caju, com 19 mil toneladas.

Portos

Ainda de acordo com a Cearáportos, 473 navios operaram no porto do Pecém de janeiro a novembro de 2011, transportando um total de 3,1 milhões de toneladas de mercadorias, sendo 923 mil toneladas nas exportações e 2,2 milhões nas importações.

Na exportação de calçados o Pecém divide a liderança com o porto de Rio Grande, com participação de 29% cada um, seguindo-se os terminais de Santos, com 22% e o do Mucuripe, com 9%, segundo a Cearáportos. Na importação de algodão o primeiro lugar é do porto pernambucano de Suape, com participação de 31%, seguido pelo porto do Pecém com 25%.

Fonte: G1-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página