segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Primeira usina solar comercial do Brasil atrai negócios para o Ceará


Foto: André Teixeira
A chegada da Usina Solar de Tauá, do grupo MPX, gerou na cidade de Tauá, no Sertão dos Inhamuns do Ceará, cerca de 250 empregos indiretos desde a inauguração, há três meses. Os dados são da prefeitura da cidade.

“A usina deu uma mexida na cidade, que foi para a mídia e passa a receber um turismo qualificado, que é o turismo científico”, avalia o engenheiro Fernando Moura, coordenador de empreendimentos da MPX. Atualmente duas indústrias estão sendo construídas na cidade, uma de absorvente e outra de calçados.

A instalação da usina solar e das indústrias contou com apoio da Prefeitura da Cidade, que cedeu parte do terreno e isenções fiscais. A previsão é que sejam criados mais 800 empregos diretos com a conclusão das indústrias.

“Quando uma empresa do grupo MPX se instala, ela atrai outras fábricas, e a partir daí se gera uma cadeia da estrutura de energia solar. A partir dessa semente que plantamos nasce uma série de negócios na cidade”, diz Fernando Moura.

Para receber os equipamentos geradores de renda e emprego, a cidade de 54 mil habitantes se prepara ampliando potencial do comércio e serviço hoteleiro. Atualmente dois hotéis estão sendo construídos na cidades e duas pousadas passaram por reforma neste ano.

“Sempre vêm alunos e pesquisadores para estudar a usina, o que gera renda em hotéis, restaurantes e no resto do comércio. Nossa expectativa é de crescimento rápido”, diz a dona Bebéu, proprietária de uma pousada em Tauá.

A obra
Atualmente a Usina Solar de Tauá tem capacidade para gerar 1 megawatt de energia por mês, o suficiente para abastecer 1.500 casas. O grupo MPX, de propriedade do bilionário Eike Batista, já tem licença ambiental e concessão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a primeira etapa de ampliação.

As obras estão previstas para ter início no primeiro trimestre de 2012 e, quando concluída, vai gerar 5 megawatt por mês. O plano final da empresa é gerar 50 megawatt por mês.

Como contrapartida, o Governo do Estado criou o Fundo de Incentivo à Energia Solar (Fies). O Fies garante a compensação tarifária entre a energia elétrica solar e a energia elétrica convencional. A lei foi aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará e deve ainda ser aprovado pelo executivo estadual para vigorar.

Atualmente, o custo de produção da energia elétrica é mais cara que o valor de venda. A expectativa de Fernando Moura é de que em 2020 o preço se torne competitivo em relação a energia produzida de forma convencional.

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página