quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Transposição: Ministério da Integração admite que 6 lotes dos 14 lotes da obra estão paralisados


Diferentemente das obras da Transnordestina que estão em pleno desenvolvimento, conforme matéria publicada pelo Blog Alvinho Patriota no fim de outubro, os serviços da Transposição do Rio São Francisco estão parados há vários meses. O próprio Ministério da Integração Nacional, responsável pelo empreendimento, cujo ministro é o pernambucano Fernando Bezerra Coelho, admite que seis dos 14 lotes da obra estão paralisados, sendo que um deles ainda será licitado.
A interrupção da mega-obra divulgada pomposamente pelo presidente Lula durante visita em Salgueiro em 2009, vem sendo denunciada pela reportagem deste há vários meses. Para exemplificar citamos as matérias “Obras da Transposição estão paradas em Penaforte” e “Máquinas da Transposição paradas em Salgueiro”. Na visita que fez a cidade de Salgueiro Lula estava acompanhado da até então pré-candidata à presidência, Dilma Rousseff, eleita com a maioria dos votos no ano seguinte pela população salgueirense.
Orçada atualmente em R$ 6,8 milhões, a polêmica Transposição do Rio São Francisco, que começou a sair do papel em 2007 com trabalhos do Exército, praticamente não trouxe, até o momento, benefícios efetivos para Salgueiro e outros município da região.
Escolhido pela Diocese Floresta para acompanhar as obras, Padre Sebastião Gonçalves denuncia que a paralisação dos serviços começou em outubro de 2010 e que no Eixo Leste o clima nas áreas onde a caatinga foi erradicada, em favorecimento da obra, é de total abandonado. Em muitos trechos, como no lote 10, localizado no município de Betânia, os serviços já estavam adiantados, porém, com o abandono o canal começou a se deteriorar.
Sem se desenvolver, a Transposição do Rio São Francisco deixa na esperança muitos nordestinos que convivem diariamente com a seca e a escassez de alimentos, sem água para beber ou para plantar. Neste blog, muitas vezes acusado de ser “do contra”, “partidário” e de agir contra os governos, recebemos ao longo deste ano muitas reivindicações de agricultores clamando por carros pipas para levar água até suas residências. Infelizmente não podemos levar água até eles, mas lhe concedemos o direito de externar o que sentem. Simplesmente não somos movidos por ideais partidários, mas pela defesa de um povo.
Da redação do Blog Alvinho Patriota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página