terça-feira, 6 de dezembro de 2011

“RONDA DO QUARTEIRÃO” REDUZ CRIMINALIDADE, DIZ ESTUDO

Foto Ilustrativa
O estudo “Avaliação do Impacto de um Maior Efetivo Policial na RMF do Estado do Ceará”, que analisa o programa “Ronda do Quarteirão” na Região Metropolitana de Fortaleza, implantado pelo Governo do Estado do Ceará, constata, que houve uma redução 57% nas taxas de roubos no período inicial do Programa. O trabalho, de autoria dos analistas de políticas públicas Daniel Cirilo Suliano e Jimmy Lima de Oliveira, doutorando e doutor em Economia, respectivamente, ambos do Ipece, foi o vencedor do Prêmio Paulo Haddad. As informações são do Governo do Estado.
A avaliação do Programa Ronda do Quarteirão ocorreu – segundo seus autores – a partir da medição do maior efetivo policial na implantação do novo Programa de policiamento ostensivo na RMF.
Os economistas investigam se o aumento do efetivo policial tende a inibir crimes contra o patrimônio e crimes contra a propriedade em termos de taxas de roubos e taxa de furtos, em uma área de grande concentração urbana no Estado do Ceará. A hipótese básica é de que uma maior quantidade de policiais tende inibir a ação de potenciais criminosos, na medida em que reduz os benefícios e aumenta os custos da atividade criminal.
Os resultados, segundos os autores do estudo, mostram que o aumento do patrulhamento nas ruas altera os incentivos dos criminosos. “Evidências de inércia criminal são também encontradas. De certo modo, pode-se fazer alusão ao dito de que o crime não compensa, pelo menos quando há a presença da força policial”. O trabalho, ao indagar “se polícia reduz crime”, constata que sim, sobretudo nos casos de roubos. O estudo premiado pode ser acessado no site do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE): www.ipece.ce.gov.br no Nota Técnica nº 47, que tem como título “Avaliação do Impacto Inicial do Programa Ronda do Quarteirão nos Furtos e Roubos na Região Metropolitana de Fortaleza”.(Fonte CNEWS)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página